O LinkedIn divulgou recentemente um novo estudo em que lista as marcas mais influentes entre seus usuários, com rankings tanto para países específicos – incluindo o Brasil – quanto para o mundo inteiro. Segundo a pesquisa, a empresa mais considerada no âmbito global é a Microsoft, enquanto a instituição de ensino Fundação Getúlio Vargas é a mais levada em conta no território tupiniquim.
Para levantar esses dados, LinkedIn usou uma ferramenta chamada Content Marketing Score, que observa a diferença entre a audiência total e as interações entre o público e os conteúdos que as marcas divulgaram ao longo de um período de seis meses. Mundialmente, a rede social conta com 364 milhões de usuários cadastrados e, desse total, 21 milhões são brasileiros.
Notícias e atualidades do setor financeiro, dicas de desenvolvimento profissional, liderança e produtividade e tendências empresariais e industriais aparecem entre os temas mais compartilhados pelos usuários. No entanto, não existe um tema claramente dominante e até mesmo assuntos mais técnicos, como computação em nuvem, ganharam espaço na rede.
No Brasil, as dez marcas mais influentes de acordo com a pesquisa do LinkedIn são: Fundação Getúlio Vargas, Vale, Ambev, Odebrecht, Petrobras, GPA, Natura, TAM, BRF e TOTVS. Já no cenário mundial, os destaques ficam para Microsoft, Forbes, Harvard Business Review, IBM, Inc. Magazine, Hewlett-Packard (HP), Google, Salesforce, Domo e Ernst & Young (EY).
Traços Em Comum
Segundo o estudo do LinkedIn, as empresas que ocupam o topo da lista mundial possuem algumas práticas em comum. Os líderes no ranking costumam postar uma média de 12,6 atualizações por semana e a grande maioria dessas companhias mantém um fluxo regular de informações nas suas próprias páginas e incentiva seus funcionários a compartilharem seus conteúdos, chegando a incorporar textos de seus empregados.
Além disso, a pesquisa revela que 73% das marcas mais influentes utilizam atualizações patrocinadas para que suas postagens alcancem mais pessoas. De acordo com a rede social, as marcas utilizam uma mistura de alcance, frequência e envolvimento para influenciar suas pontuações finais.