Na China existe uma forma alternativa de pagar os bilhetes do metrô ou colocar uma carga extra de crédito no celular. Ao invés de ir até a bilheteria e pagar pelo serviço, a pessoa pode apenas se dirigir a uma máquina de reciclagem, depositar umas garrafas e receber a recompensa.
O modelo aplicado na Capital chinesa segue os mesmos padrões de outras máquinas espalhadas pelo mundo. Na Turquia, as garrafas são trocadas por ração para alimentar cães abandonados (veja aqui) e na Austrália é possível depositar o material reciclável em troca de cupons que valem comida, passeios, entre outras coisas.
Foto: Reprodução/Google.
De acordo com o site Recycling Today, Pequim já conta com 34 máquinas de troca espalhadas pela cidade. Quando o projeto sustentável teve início, em 2012, eram apenas dez aparelhos disponíveis, mas conforme a tecnologia foi se desenvolvendo e os resultados foram aparecendo, o investimento aumentou.
De acordo com as autoridades locais, somente através deste projeto a cidade chega a reciclar 15 mil toneladas de garrafas plásticas ao ano. E, com o aumento na capacidade do sistema, a expectativa é de que os índices da reciclagem sejam ainda melhores.
As máquinas estão instaladas em pontos estratégicos, nas proximidades das estações de metrô e são automatizadas, capazes de reconhecer o tipo de garrafa que está sendo depositado e calcular a recompensa equivalente.