No Brasil, a comercialização de produtos pela internet, em sites como o Mercado Livre, E-bay e Amazon, trouxe uma nova área de atuação aos profissionais ligados à rede: o marketing digital. “Trata-se de uma nova terminologia para as estratégias voltadas às novas mídias. Ele atinge aqueles consumidores que já estão ligados na rede, ou seja, a geração digital”, afirma André Telles, especialista em marketing digital.
De acordo com ele, o maior objetivo do marketing digital hoje, é tratar a geração digital não apenas como receptores de informações, mas também como retransmissores e formadores de conteúdo. “As pessoas confiam muito mais em um produto recomendado por um amigo do que por uma propaganda que apenas apresenta ou desperta a intenção de compra de quem vê. Essa é nossa preocupação no marketing digital”, afirma.
Para Telles, a opinião dessa nova geração não permitirá que as empresas vendam produtos apoiados apenas em suas marcas, mas que assim o façam pelas opiniões presentes dos usuários na internet. “Se o produto ou serviço for ruim, essas empresas serão esmagadas pela geração digital. Por isso, as empresas devem ficar atentas aos comentários presentes em sites de redes sociais como o Orkut ou o Twitter, por exemplo, que, muitas vezes, são responsáveis por formar a opinião daqueles que pretendem comprar determinado produto”, diz.
Fonte: Leonardo Coleto.