Os eletronic sports (e-Sports) vêm crescendo muito nos últimos anos e têm movimentado bilhões de dólares mundo afora, conquistando grandes marcas e tonrando-se, de fato, uma modalidade esportiva.
A McLaren, já conhecida equipe de Fórmula 1, anunciou na última sexta (19) a segunda fase do Shadow Project, que tem como objetivo treinar e montar uma equipe campeã de atletas de jogos de automobilismo no PC, consoles e celulares.
A apresentação foi feita na cidade de Austin (EUA) e o programa foi desenvolvido em parceria com a Dell e a Alienware.
A ação é uma espécie de academia de pilotos virtuais da empresa. A ideia nasceu como uma evolução do campeonato mundial feito pela empresa em 2017, vencido pelo holandês Rudy van Buren. Confira um pouco do projeto:
Neste ano, porém, a iniciativa ficou maior, contando com etapas e evento presenciais desde agosto em regiões como China, América Latina e Oriente Médio.
A McLaren afirma ainda que o Shadow Project é multiplataforma e multijogo. Ou seja, podem participar jogadores de computadores (PC), consoles como o Xbox One e PlayStation 4, celulares Android ou iPhone e até de realidade virtual, desde que tenham idade acima de 18 anos.
Entre os games participantes da competição estão títulos como Forza Motorsport 7, Real Racing 3, Project Cars2, iRacing e rFactor 2.
As etapas finais do projeto estão previstas para janeiro do próximo ano, na sede da equipe de automobilismo, no Reino Unido. Nesta fase, os finalistas terão que passar por testes de cognição e performance para demonstrar atributos como conhecimento de engenharia automobilística, capacidade de trabalhar em equipe e preparo mental e físico. O vencedor fará parte da equipe de e-sports de 2018 da montadora.