A versão de televisão do Facebook, projeto de conteúdos em vídeo que a plataforma financia, juntamente com parceiros de mídia, será lançada em meados de agosto. As informações são do site Bloomberg.
Como os planos não são públicos, ainda conforme especulações, a empresa pediu a seus parceiros para ativarem os primeiros episódios de seus programas de destaque – conteúdo premium, que terão tempo semelhantes aos programas de televisão à cabo.
Alguns dos programas de baixo custo já estão prontos, o que se fala é que estes serão semelhantes aos vídeos do YouTube. A marca também custeará programas estilo “televisão de ponta”, com custo mais alto, lançados futuramente no site.
O que se espera é que as atrações sejam exibidas fora do feed de notícias do usuário em uma nova seção de vídeos do próprio Facebook. De acordo a Bloomberg, o objetivo é fazer com que a rede social abocanhe parte dos US $ 71,3 bilhões, dinheiro que teoricamente seria destinado para a publicidade em televisão.
A nova seção de vídeo oferecerá aos mais de 2 bilhões de usuários da rede social uma mistura de conteúdo gerado por scripts e pelos próprios usuários. O Facebook pretende fazer algo maior que o YouTube do Google, mas que não compita com produtores de vídeos como Netflix, HBO e Showtime.
A empresa contratou ex-executivos de TV e mídia para supervisionar sua incursão no universo de vídeo original e continua a expandir essa equipe.
Em 2016, contratou o co-fundador do CollegeHumor, Ricky Van Veen, que admitiu que a empresa está explorando o conteúdo de financiamento, incluindo programas "originais e licenciados sem scripts". Também contratou a ex-executiva da MTV, Mina Lefevre, que trabalhou no Teen Wolf e Scream para liderar seus esforços na criação de programas originais.