Mais do que uma conversa sobre consumo de álcool, “Day After Project” é uma plataforma integrada que propõe uma conversa franca sobre o equilíbrio com a vida
O Grupo Heineken no Brasil lança o Day After Project, plataforma que desafia a forma como a indústria de bebidas aborda o consumo exagerado de álcool.
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Por meio de conversas francas sobre a vida e informação, a iniciativa propõe ir além do discurso de conscientização, chegando à promoção de mudanças reais de comportamentos nocivos.
A primeira plataforma de equilíbrio da cervejaria chegou oficialmente na segunda-feira, 18, para ser o centro da estratégia de consumo responsável da empresa, que tem vivenciado um momento de forte crescimento no seu volume de produção e vendas no país.
Após mais de um ano de imersão em ciências comportamentais, incluindo experiências e processos de inovação com jovens de 18 a 24 anos, um dos grupos mais impactados pelo consumo exagerado esporádico de álcool, de acordo com a pesquisa Vigitel do Ministério da Saúde (2019), o Grupo Heineken apresenta uma abordagem humanizada que promete se conectar de forma significativa com esse público.
“Entendemos que, para equilibrar a relação com o álcool, precisaríamos apoiar os jovens também no desafio de equilibrar a relação com a vida, principalmente em um período de tantas incertezas, descobertas e conflitos internos.”, comenta Nelcina Tropardi, vice-presidente de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade da cervejaria.
E, foi a partir dos aprendizados das primeiras experiências presenciais com os jovens, num piloto chamado WeLab by Heineken, somado a conversas com profissionais de saúde e especialistas do setor, que a plataforma definiu o conhecimento como o fio condutor para promover mudanças genuínas de comportamento.
“Acreditamos que o autoconhecimento e o entendimento que cada um tem de seus limites e dos gatilhos levados ao copo de forma automática e inconsciente são o caminho para a mudança, e é nisso que vamos trabalhar daqui para frente.”
A executiva ainda reforça que o Day After Project não é mais uma campanha de consumo responsável do mercado de bebidas, mas uma estratégia que veio para ficar e aprofundar a forma como a indústria discute essa questão que atinge grande parte dos lares brasileiros.
Day After Project inova também na forma de alcançar a sociedade
Em seu lançamento, o Day After Project traz música, reflexão e informação. A cervejaria se juntou à Laboratório Fantasma, uma das principais produtoras de música no Brasil na atualidade, para uma parceria de conteúdo, que gerou como fruto a música "Quero te ver bem amanhã", uma autoria dos cantores Fióti e Rael, com participação especial de Marissol Mwaba.
Por meio da música e de vozes que se conectam com todas as classes sociais, a cervejaria pretende levar a conversa para a ocasião de consumo do álcool de forma leve, divertida e relevante, fazendo com que as pessoas pensem naturalmente sobre o tema, sem mensagens impessoais ou impositivas.
Outra iniciativa da plataforma é o canal exclusivo de diálogo com nutricionistas. “Esses profissionais são importantes formadores de opinião que individualizam o estilo de vida equilibrado por meio da reeducação sobre hábitos balanceados. O objetivo da aproximação com os nutricionistas não é estimular a recomendação de cerveja aos pacientes, mas contribuir com informações para que o profissional esteja preparado para tratar do tema de forma personalizada.”, reforça a executiva.
Apesar do foco no público jovem, o Grupo Heineken acredita que é preciso trazer outros agentes de mudança e formadores de opinião para o centro da conversa.
Assim, o Day After Project chega como um convite à reflexão para toda a sociedade, incluindo seus colaboradores, consumidores e especialistas. “A partir de agora, a plataforma ganhará cada vez mais relevância e presença dentro e fora da nossa empresa, inclusive com a força e espaço das nossas marcas, que nos ajudarão a levar nosso projeto do dia seguinte aos quatro cantos do país.”, finaliza Nelcina .