A Lego, que se orgulha de ser uma das marcas de brinquedos mais queridas do mundo, tem um senso especial de olfato quando se trata de rastrear os desejos e necessidades de seu alvo.
No entanto, até mesmo as melhores marcas se atrapalham às vezes, e não é a primeira vez que vemos isso essa semana.
A campanha, anexada à divisão Technic da Lego, coloca o foco em uma impressionante grua de brinquedo que, composta por 4.057 peças, tem 1 metro de altura, 66 centímetros de comprimento e 26 centímetros de largura. O guindaste é o maior já lançado pela Lego Technic e custa 229,99 euros, até aí tudo bem.
O problema é que a campanha de promoção do brinquedo se intitulariza ''For Men'' (Para Homens) e teve direito até manifesto postado na página da LEGO no Facebook para vender os benefícios do guindaste: "Tão complicada quanto uma mulher. Mas com manual de instruções''.
Em um "microsite" (já convenientemente evaporado), o guindaste LegoTechnic é descrito como "um verdadeiro guindaste para homens" e também exibe o rótulo "man-have" e usa o argumento "4.057 peças. Isso é chamado de estar bem equipado", se tornando também muito ambíguo.
A campanha deu muito para falar nas redes sociais, onde muitos compartilharam "screenshots" que atestam a derrapagem óbvia de LEGO. Curiosamente, outros usuários confirmaram que a ''linha masculina'' existe desde 2010, em que já se autointitulava desta forma.
Depois da chuva de críticas que recebeu, a Lego decidiu retirar a campanha e postou no Facebook a seguinte mensagem de desculpas:
"O jogo com as peças de Lego é na verdade totalmente neutro de gênero. A campanha foi projetada para atrair a atenção de homens adultos na Alemanha para o período pré-natalino. Queremos nos desculpar explicitamente pela forma como a campanha foi executada. Levaremos em conta o valioso feedback que recebemos em futuras ações publicitárias".