Mídia

MasterChef amplia conteúdo no YouTube

Há dois anos a plataforma também veicula, pouco antes de o programa ir ao ar, o "Dicas MasterChef", em que ex participantes ensinam receitas.

Os fãs do MasterChef Brasil poderão conferir, além da estreia da terceira temporada do embate entre cozinheiros profissionais que estreia na Band nessa terça-feira, 21 de agosto, uma série de conteúdos inéditos no YouTube.

Desde a terceira temporada do MasterChef Brasil amadores, exibida em 2016, os espectadores passam a contar com a opção de ver os episódios na íntegra pelo YouTube no dia seguinte à transmissão na Band, sempre às terças.

Há dois anos a plataforma também veicula, pouco antes de o programa ir ao ar, o "Dicas MasterChef", em que ex participantes ensinam receitas.

Agora, a plataforma passa a contar com mais conteúdos complementares ao reality às quintas e sextas. Em parceria com a Band Digital e o Google, a Endemol Shine Brasil, proprietária do formato, veiculará, toda quinta, o depoimento do eliminado da semana, e, toda sexta, listas temáticas sobre o programa.

O canal do MasterChef Brasil no YouTube é o maior da franquia no mundo, com mais de 1,8 milhão de inscritos – marca que pode ser atribuída a uma estratégia de publicação/analytics e conteúdo. Outro dado que explica o sucesso do programa na plataforma é o interesse pelo tema: segundo dados divulgados pelo YouTube Insights, 68% de brasileiros com acesso à internet assistem a conteúdos de gastronomia na plataforma, sendo que 72% das visualizações ocorrem na tela do celular. Deste público, mais da metade (66%) tem idade entre 18 e 34 anos e 25% têm mais de 35 anos.

Mais do que adaptar um conteúdo, é fundamental respeitar as particularidades da plataforma que servirá de suporte desse conteúdo complementar para, assim, aumentar as chances de engajamento e atração de outros públicos, pontua Fernanda Ceravolo, diretora do YouTube no Brasil.

“No caso do YouTube, a audiência quer se aproximar ainda mais dos protagonistas da ação, dos apresentadores, entender as emoções por trás das reações, das decisões, ou seja, participar da história de fato. A estratégia aplicada para o MasterChef reúne todos esses pontos, somando esforços das plataformas com um conteúdo rico ao centro de tudo.”, comenta Fernanda.