Os eventos e feiras virtuais estão virando tendência, portanto, as marcas que investem nesse modelo vão precisar oferecer soluções inovadoras para se destacar a longo prazo.
Focar no marketing de experiência em eventos virtuais é o melhor caminho para dominar esse novo mercado e tornar sua marca inesquecível.
Como planejar a experiência em eventos virtuais?
O primeiro passo do planejamento é abandonar a ideia de que eventos corporativos consistem apenas em palestras e conferências monótonas.
Mesmo as partes teóricas dos eventos virtuais devem ser leves e priorizar a interação do speaker com o público, para cativar a atenção dos participantes e tornar todas as experiências únicas.
Para-entender exatamente as expectativas dos participantes do evento e criar um line-up perfeito, é necessário, antes de tudo, realizar pesquisas com o público-alvo, utilizando as redes sociais da empresa, ferramentas de CRM ou plataformas de pesquisas de tendências, a fim de definir quais experiências serão mais interessantes para os convidados, lembrando-se de considerar também a relevância da ação para a marca e o impacto nas vendas.
Outro ponto que auxilia no planejamento da experiência em eventos virtuais, é uma boa atenção para a divulgação. Como as barreiras geográficas foram quebradas por esse novo modelo de eventos e a capacidade de lotação não depende mais do tamanho do espaço físico, a divulgação on-line pode atrair pessoas de todas as localidades, que nem pensavam na possibilidade de participar anteriormente.
Experiência em eventos virtuais na prática
Ao realizar um evento virtual, o maior desafio é tentar substituir o contato físico, ou seja, conseguir criar um ambiente completamente imersivo, interativo e humanizado para os participantes.
Isso se torna possível quando as ações de ativação de marca são focadas em atrações tecnológicas que priorizam a experiência do usuário.
Para auxiliar, é comum que as empresas também ofereçam conteúdos extras possam ser acessados facilmente pelo smartphone durante o evento, sem interferir na exibição.
Uma dica, é a utilização de QR codes na tela, já que é uma tecnologia simples e compatível com todos os modelos de smartphones.
Conheça algumas opções de estratégias que unem a tecnologia ao marketing e comunicação, a fim de proporcionar a melhor experiência em eventos virtuais:
Jogos on-line
Algumas marcas podem se beneficiar dos jogos on-line como um método de interação entre usuários, como meio de apresentar informações sobre a marca e seus lançamentos, ou apenas como entretenimento para os participantes do evento.
Os jogos podem oferecer prêmios diversos, como brindes virtuais ou descontos em produtos da marca.
Transmissão de vídeos
Oferecer uma pequena biblioteca de vídeos interativos e explicativos também é uma boa estratégia de marketing de experiência em eventos virtuais.
É importante que os vídeos, assim como as palestras e conferências ao vivo, não sejam muito institucionais e monótonos, mas que sejam focados, principalmente, no entretenimento.
Conteúdos DIY
Os conteúdos ‘Faça-Você-Mesmo’ (Do It Yourself) permitem que o usuário coloque a criatividade para funcionar, portanto, é um excelente método de aproximação com a marca.
Podem ser oferecidos por vídeos, moldes ou receitas para download, ou por plataformas interativas, que permitem a criação on-line em tempo real. Em alguns casos, os melhores resultados podem ser exibidos em campanhas virtuais da marca.
Brindes virtuais
Para completar as estratégias de marketing de experiência em eventos virtuais, não podem faltar os brindes. Assim como nos eventos presenciais, é importante que os brindes virtuais sejam úteis para o participante e relacionados à marca, causando uma boa impressão, além de ser relevante e, acima de tudo, inesquecível.
Cidade virtual
Uma tática que está dando o que falar, graças a ação de Black Friday do Google, é ‘Cidade Virtual’. A companhia lançou, no dia 4 de novembro, um site com dicas e insights sobre vendas na Black Friday, que oferece diversos recurso interativos e um métodos de navegação que imita o Street View do Google Maps.
É uma forma interessante de marketing de experiência em eventos virtuais, e, qualquer marca que queira utilizar a Cidade Virtual em suas estratégias, pode enchê-la de recursos interativos, incluindo todos os métodos citados acima.
É uma excelente forma de inovar, além de facilitar e guiar a navegação do usuário.