O Centro Universitário Salesiano de São Paulo, Unisal, aposta na interatividade on-line para angariar mais inscrições no vestibular 2010 e, para isso, conta com a Mundo Universitário, agência especializada em comunicação com o público jovem e no atendimento a universidades.
A iniciativa se deu pela reestruturação do Unisal, que reformulou suas áreas e contratou novos profissionais com o objetivo de gerar mais pulverização da marca e serviços, por meio do olhar atento ao crescimento das mídias digitais.
A agência ficou responsável por toda a criação, planejamento e execução da campanha, após vencer concorrência entre agências, para colocar em prática todas as ações digitais propostas pelo Unisal. A meta é atingir jovens entre 19 e 28 anos das Classes B e C.
O planejamento foi baseado na modernização da marca em consonância com uma geração altamente direcionada ao universo digital e ainda conta com ações em redes sociais, acompanhando o forte crescimento desse meio entre os jovens.
Estratégia
Para o plano de ação, a Mundo Universitário estudou a cultura regional jovem de cada cidade/região em que o Unisal tem campus – Americana, Campinas, Lorena e São Paulo – que, além de gerar interatividade entre candidatos e a Instituição a partir de um advergame hospedado no hotsite do Vestibular 2010 do Centro Universitário, inclui “ações de migração” do mundo off-line ao on-line para gerar mais acessos a estas páginas na internet.
A ideia deu vazão ao nome da campanha – “Transforme-se!” -, baseada justamente na mudança da própria Instituição, além da aplicação do termo às variadas ações em mídias digitais e sociais e da própria fase que se encontram os estudantes, que caminham em direção a uma nova etapa de suas vidas.
Foco na Migração do Off-line ao On-line
Além da habitual compra de espaços publicitários em portais na internet, foi criado um plano de mídia de “migração”, em que a Mundo Universitário optou pelo anúncio na quarta capa de revistas pockets direcionadas ao público jovem e que serão distribuídas em colégios e cursinhos com equipes uniformizadas do Unisal. O anúncio leva o nome da campanha e incentiva o target a entrar no hotsite criado pela agência – www.unisal.br/vestibular – com muita interatividade.
Além disso, ações como blitz em bares e casas noturnas, em parceria com portais de entretenimento, fortalecem a migração do real ao virtual. Os jovens são fotografados e em seguida recebem um flyer que os incentiva a não apenas entrar no portal e conferir sua foto, mas também a visitar o site do vestibular. Como reforço, os canais de entretenimento contam com banners que atraem o internauta para o hotsite.
Para Caio Romano, diretor geral da Mundo Universitário, a opção de unir duas ações em uma é diretamente proporcional a uma maior probabilidade de interação. “O estudante certamente vai conferir sua foto ao se disponibilizar para ser fotografado. E, além de ter acesso ao banner digital da ação nesse canal de entretenimento, também confere a campanha e o endereço do hotsite no flyer”.
A ação de mídia indoor também tem o mesmo objetivo. Desta vez, a agência optou pelas lan houses que trazem a campanha “Transforme-se!” em wallpapers e descansos de telas de todos os PC’s. Além disso, a primeira página dos navegadores de internet também leva o jovem internauta ao hotsite do Vestibular 2010.
“O objetivo final é gerar mais inscrições por meio da migração do off-line ao on-line, porém de maneira altamente interativa, uma vez que o próprio hotsite conta com o advergame dos avatares. O público pode criar seu avatar – personagem virtual – e isso estimula a viralização. A agência criou esse canal justamente com o intuito de proliferar a comunicação entre os jovens, além de preparar o hotsite de maneira a deixar o candidato a apenas dois cliques da inscrição”, avalia Luciana de Almeida Palhete Xavier, coordenadora de Comunicação e Marketing do Unisal.
A criação dos avatares ainda está relacionada a um concurso cultural, totalmente atrelado ao Orkut. O internauta que se inscrever no vestibular e criar o avatar mais semelhante à sua imagem disposta no Orkut ainda fatura um intercâmbio cultural de duas semanas para Argentina, com curso de espanhol. Para isso, deve adicionar o perfil da Unisal ao seu pelo endereço – http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=14405169849296508782 – e dispor de um álbum de fotos com o avatar e sua foto original para comparação na hora da seleção do vencedor.