Experiência de Marca

Mundo Verde e Moleco com "Eu amo o mundo"

Doze bilhões de sacolas plásticas são distribuídas por ano no Brasil, a maioria para embalagem de compras no comércio. E engana-se quem pensa que contribui para o meio ambiente reutilizando-a para colocar lixo em casa. Apesar de muito fina, a sacolinha plástica demora o mesmo tempo para desaparecer nos aterros sanitários ou nos lixões: cerca de 400 anos.

Doze bilhões de sacolas plásticas são distribuídas por ano no Brasil, a maioria para embalagem de compras no comércio. E engana-se quem pensa que contribui para o meio ambiente reutilizando-a para colocar lixo em casa. Apesar de muito fina, a sacolinha plástica demora o mesmo tempo para desaparecer nos aterros sanitários ou nos lixões: cerca de 400 anos.

mundo-verdejpg

A solução pode estar em adotar uma atitude muito simples, porém, ecologicamente correta: levar a própria bolsa às compras. Em sintonia com a filosofia da marca de promover o consumo consciente como um ação concreta de sustentabilidade, a rede Mundo Verde lança, quando completa 22 anos, a sua nova campanha ‘Eu amo o mundo’, para incentivo ao uso de sacolas retornáveis.

Nas compras a partir de R$ 50,00, o cliente leva a nova ecobag Mundo Verde de presente. A expectativa é distribuir oito mil ecobags até o fim de setembro ou enquanto durarem os estoques em 118 lojas da rede no Brasil.

mundo-verde

A campanha envolve mídia em ponto de venda, com peças criadas em material responsável (reciclado e reciclável), e ações em redes sociais na web – Orkut, Twitter, Facebook e Flickr – além do Blog e do Portal Mundo Verde. As ações também serão comunicadas pela Newsletter Mundo Verde, informativo eletrônico semanal para uma base de mais de 30 mil pessoas, entre profissonais de Nutrição, professores de Educação Física e clientes cadastrados pelas lojas e pelo site da rede.

Ações nas redes sociais

As ações da campanha ‘Eu amo o mundo’ incluem uma promoção conjunta no Twitter envolvendo a rede Mundo Verde e a Moleco, especializada em cadernos de bolso ecológicos. Quem retuitar a mensagem, concorre a um sorteio de kits “Eu amo o mundo”, compostos de ecobags Mundo Verde e blocos Moleco. A ação é replicada ainda nos blogs Mundo Verde e Moleco, por meio de um concurso cultural.

Os participantes deverão comentar nos blogs respondendo à seguinte pergunta: “O que você carregaria em sua ecobag Mundo Verde e o que você escreveria no seu Moleco para registrar seu amor ao mundo?” Os autores das três melhores respostas de cada blog ganharão um kit Eu amo o mundo.

“A promoção é interativa e leva as pessoas a refletirem sobre suas atitudes e soluções reais para um mundo sustentável”, afirma Donato Ramos, diretor de marketing da rede Mundo Verde. Ao longo da promoção, a expectativa é atingir mais de 1.500 pessoas só pelo Twitter. Já as visitas ao Blog Mundo Verde têm registrado picos de 650 acessos diários. Segundo Ramos, a adesão à promoção está superando as expectativas. Com a ação promocional, o perfil do Mundo Verde já chegou a mil seguidores em menos de seis horas. Em menos de 30 minutos, a promoção já contava com seis comentários nos blogs e mais de 200 “retwitts”.

Mais sobre a campanha – As ações da campanha Eu Amo o Mundo na mídia on-line são desenvolvidas pela agência Publika, de Petrópolis (RJ). Já as ações em PDV, como folders, porta-folders, móbiles e testeiras, foram criadas agência e-3 Marketing, de São Paulo, que também assina o layout da nova ecobag.

A relação de pontos de venda participantes da campanha está no portal www.mundoverde.com/.