Gamers, personalidades e representantes da comunidade de jogos on-line acompanharam a premiação de Categorias Técnicas e Populares dessa crescente indústria no Brasil e no mundo.
Apresentado por Nyvi Estephan e Fernanda Gentil, com shows de DJ Alok e repertório da Família Lima, a segunda edição do Prêmio eSports Brasil, que aconteceu na quarta-feira, dia 19/12, no auditório Simon Bolívar, no Memorial da América Latina, em São Paulo, parou a comunidade gamer e premiou 16 categorias, separadas entre Técnica e Popular na noite de gala.
As últimas novidades do mercado de live marketing estão aqui.
Mais de um milhão de votos on-line elegeu o Craque da Galera, Melhor Streamer, Melhor Jogo e Melhor Organização, das Categorias Populares.
A segunda edição da maior premiação da América Latina para a comunidade e indústria de esportes eletrônicos é resultado da parceria entre a Unidade de Esporte do Grupo Globo e a Go4it, com apoio digital da VIU Hub e patrocínio oficial da Oi. O prêmio reuniu 600 presentes no local.
A primeira fase de votação aberta ao público teve mais de 700 mil votos, e elegeu um finalista em cada Técnica, além de definir os três das Populares.
A primeira categoria a ser premiada foi Rainbow Six, com o grande vencedor André Nesk Oliveira, também campeão mundial neste ano. O ganhador do Futebol Virtual, segunda categoria a ser premiada, foi Pedro Resende, que agradeceu a todos pelo feito e finalizou. “Tenho certeza que foi fruto de muito trabalho.” A terceira categoria Card Games foi para Lucas “Rase” Guerra, finalista popular.
O melhor atleta de Dota 2 foi William “hFn” Medeiros. Em 2018, o Campeonato Mundial de Dota 2 reuniu cerca de 24 milhões de dólares em premiação. Em seguida, a Seleção Brasileira de Clash Royale foi chamada ao palco e recebeu uma singela homenagem.
Apresentado pelo narrador de jogos eletrônicos e youtuber Gordox, direto da segunda tela, a categoria estreante neste ano, Mobile Games, ficou com Maick “NoMercy” Barbosa (Arena of Valor), também finalista por escolha popular.
O Atleta Revelação da noite foi para Luccas “Paluh” Molina (Rainbow Six). “Quero agradecer principalmente minha família e meu pai, que mesmo com idade, entende muito do jogo, e, claro todos que votaram em mim, pois o prêmio foi uma escolha do grande público. Agradeço a todos. Com um novo time, quero conquistar novos títulos.”, completa Paluh.
Felipe “liko” Ruiz ficou com o prêmio de melhor atleta de Overwatch e com Matheus “dyNquedo” Rossini, o prêmio de número 1 de League of Legends. “Quero agradecer aos fãs, pois sem eles, nada disso estaria acontecendo. Agradeço também ao meu time, responsável por todo o nosso sucesso;” diz dyNquedo, famoso por sua “sarrada no ar”. Gabriel “Fallen” Toledo levou o troféu de melhor CS:GO e mandou seu recado por vídeo, já que não esteve presente na cerimônia.
O momento surpreendente da noite veio da volta do intervalo da transmissão do SportTV2, com uma apresentação artística da Família Lima, fazendo referência ao game Just Dance, com muitos recursos técnicos e alegria.
Em seguida, o melhor atleta de Outras Modalidades foi para Diego “Kelazhur Schewimer (Starcraft 2) e Felipe Yoda, que vive o esporte eletrônico há sete anos, ganhou Personalidade do Ano. “Luto por isso aqui diariamente. Foram sete anos de muito esforço e tenho certeza que será muito mais;” finaliza Yoda, que também fez parte da organização do Prêmio.
Pelas Categorias Populares, Roberto Iervolino, representante da Riot Games, recebeu o troféu de Melhor Jogo, com League of Legends. Melhor Organização ficou com Black Dragons, e Nicole CherryGums, CEO da empresa, arrancou aplausos ao falar da importância e valorização do atleta nesta comunidade. Melhor Streamer foi para Neto “netenho” Cavalcante e Craque da Galera foi para o único representante em duas categorias (League of Legends e Craque da Galera), Felipe “brTT” Gonçalves, que joga pelo seu time de coração, Flamengo.
A hora mais esperada da noite foi a apresentação do destaque de 2018. Melhor Atleta de eSports do Ano finalizou o espetáculo com o vencedor “Nesk”, também ganhador de Rainbow Six.
As marcas Oi, patrocinadora master, Samsung, também patrocinadora do evento, Domino´s e Reserva, parceiras do Prêmio eSports Brasil, estiveram presentes na arena.
Um presente simbólico foi dado logo na chegada do Prêmio eSports Brasil aos ganhadores da primeira edição, em 2017. Até o final deste ano, a projeção de receita dessa indústria é de US$ 138 bilhões, segundo a consultoria Newzoo.
O SporTV2 exibiu o evento ao vivo, na TV e na Web, com ações simultâneas por meio do e-SporTV (canal do YouTube dedicado aos eSports). A cobertura em tempo real da segunda tela também entrou no sportv.globo.com, YouTube e na TwitchTV.
Fotos: Renato Pizzutto.