Pela primeira vez, será realizada na capital paulista uma Oktoberfest aos moldes da tradicional festa alemã realizada em Munique há mais de 200 anos. Na coletiva de lançamento realizada nesta sexta-feira, 26, a Prefeitura de São Paulo anunciou o evento como parte do calendário oficial da cidade.
O festival de cerveja será realizado entre 29 de setembro e 8 de outubro, em uma área de 23 mil m² no Anhembi. A ambientação será fiel à original, com as áreas Biertent, a tenda da cerveja, comidas típicas e shows de música; o Biergarten, com mesas ao ar livre e barracas de alimentos, bebidas, produtos variados e um palco grande; e o Bierpark, parque de diversões com roda-gigante, carrossel e outras atrações para adultos e crianças.
Segundo Walter Cavalheiro, CEO da The Front, empresa de live marketing responsável pela produção do evento, houve um trabalho de pesquisa e de muita conversa com a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha para que fosse viável realizar uma Oktoberfest que entregasse a mesma experiência dos festivais que acontecem na Alemanha todos os anos.
Além disso, tem acontecido uma troca de informações que o executivo considera fundamental com a organização da Oktoberfest em Blumenau. “Sabemos que no sul existe uma Oktoberfest consolidada e não queremos que o evento de São Paulo ofusque o do Sul. Enxergamos a nova iniciativa como forma de potencializar a cultura alemã ainda mais no País”, afirma. Os últimos quatro dias da festa paulistana coincidem com o início da festa catarinense, realizada de 4 a 22 de outubro.
A colaboração entre as festividades também se dará por meio do intercâmbio de algumas atrações, como shows e a presença de comerciantes locais. Já o apoio da comunidade de Munique possibilitará a vinda de chefs alemães com o objetivo de incrementar o cardápio oferecido ao longo do festival.
Além de preservar a identidade original da Oktoberfest, Cavalheiro afirma que a intenção é dar continuidade à iniciativa pelo menos pelos próximos quatro anos. “A prefeitura nos deu essa garantia ao incluir o evento no calendário”, diz.
Por enquanto, a organização do evento está em negociações avançadas com duas cervejarias, uma nacional e outra alemã. No patrocínio, já estão confirmadas Gol, Smiles e Mercedes-Benz. A comunicação do evento será realizada pela agência NúcleoTCM. “Queremos mostrar a força das marcas nacionais e alemãs”, reforça Cavalheiro. O executivo espera que a primeira edição da São Paulo Oktoberfest receba em torno de 200 mil pessoas.
Os ingressos para a São Paulo Oktoberfest irão custar de R$ 100 a R$ 150 e serão vendidos a partir de junho no ticket360.