"Arte por Toda Parte" terá inscrições e apresentações gratuitas. Primeira ação será uma palestra gratuita sobre a presença da mulher no mercado audiovisual, com Suzana Pires.
Visando promover a cultura e a responsabilidade social, dois dos seus pilares, a PetroRio, uma das maiores produtoras independente de petróleo do Brasil, adquiriu o naming rights de um tradicional teatro do Rio de Janeiro e lança seu primeiro projeto englobando música, cinema, teatro e palestras.
O melhor do entretenimento está aqui.
Com um investimento de R$ 2milhões, que inclui o uso do nome Teatro PetroRio das Artes (antigo Teatro das Artes, no Shopping da Gávea) e uma extensa programação ao longo de dois anos, o local passará a abrigar, a partir de março, o Festival Arte por Toda Parte.
A primeira ação será a estreia do ciclo de palestras. A atriz Suzana Pires, criadora do Instituto Dona de Si, vai bater um papo sobre a presença das mulheres no mercado audiovisual, o cenário atual e as possibilidades de expansão desse movimento.
Totalmente gratuito, o projeto idealizado pela produtora Constelar, em parceria com a PetroRio, e com curadoria de Tatianna Trinxet, também abrirá as portas da casa para dar oportunidades aos novos talentos da cena artística.
Com edições mensais, o festival já está selecionando artistas de rua de diversos estilos para concorrerem a uma premiação, que inclui também uma pequena consultoria de profissionais do ramo, para auxiliar na promoção das suas carreiras.
Cerca de 35 selecionados terão a oportunidade de dividir o palco com artistas já consagrados – e que também surgiram na rua – como Beach Combers, Fanfarra Black Clube, Orquestra Neojiba, Mosquito, entre outros.
O primeiro gênero musical homenageado será o rap, que contará com a exibição do filme “Amar É Para Os Fortes”, com roteiro e direção de Marcelo D2, que também marcará presença no evento. Os artistas selecionados se apresentarão em duas sessões da Batalha do Real. Toda a programação é grátis, incluindo a exibição do filme.
“Esse festival é apenas o primeiro de muitos projetos que faremos para dar chance e acesso a quem não tem oportunidades na cultura. Nosso objetivo é abrir as portas e deixar entrar quem sempre e quem nunca frequentou um teatro. Queremos que a comunidade também circule entre nós e não apenas que os projetos cheguem até ela!” defende Nelson Tanure, CEO da PetroRio.
Para os artistas de rua que quiserem participar, é necessário enviar um vídeo executando até duas canções, além de currículo/portfólio com histórico de apresentações e um setlist sugerido para o projeto de até 30 minutos para o e-mail teatropetroriodasartes@
O anúncio dos escolhidos acontece dia 2 de abril pelas redes sociais do Teatro PetroRio das Artes (@teatropetroriodasartes e facebook.com/
Menores de idade também deverão enviar uma autorização escrita e assinada de próprio punho por um responsável, com cópia do documento de identidade do mesmo.