Ideias criativas e excelência no planejamento estratégico precisam de um departamento de operações que transforme os projetos em realidade com uma execução impecável. Essa certeza levou a agência Power4, de Cristina Lhacer e Ronaldo Marques, a renovar sua gestão operacional, sob a coordenação de Danielle Ferreira, diretora de Operações e Eventos que entrou na empresa no segundo semestre de 2008, após sair da BFerraz.
“Enquanto a maioria das agências fragmentou a operação em vários departamentos e diretorias, a Power4 investiu em gerências operacionais ancoradas em uma única direção, papel desempenhado pela experiente Danielle”, ressalta Ronaldo Marques, sócio-diretor da agência.
Antes de decidir pelo novo formato de gestão operacional, batizado de Complexo Operacional PW4, a Power4 fez um trabalho intenso de pesquisas, conversou com os clientes sobre as principais expectativas e carências das agências de BTL e realizou alguns testes. “Os clientes ouvidos reclamaram muito do excesso de departamentalização da cadeia operacional nas empresas de marketing promocional e apontaram o risco do trabalho se perder entre várias vozes de comando e, ao final, não existir ninguém para assumir a responsabilidade completa”, explica Danielle.
O Complexo Operacional PW4 envolve os seguintes núcleos de trabalho: planejamento logístico, mesa de compras, produção promocional, produção de eventos e estúdio cenográfico.
“Hoje, a Power4 tem uma diretoria geral de operações e eventos, que comanda as gerências, e tem a responsabilidade de acompanhar e integrar toda a cadeia operacional, dos primeiros orçamentos até o relatório final. Essa integração é fundamental para garantir que as estratégias do cliente sejam preservadas, que o trabalho tenha unidade e que o padrão de qualidade seja mantido do início ao fim”, observa Cristina.
Junto com nova gestão operacional, a Power4 mantém duas ferramentas disponíveis para os clientes: o Power Spy, no qual uma equipe especializada circula pelo Brasil e acompanha as ações e o desempenho das coligadas, sem se identificar, num trabalho de avaliação e análise que gera relatórios periódicos durante todo o período da ação; e o PowerLog, sistema que permite aos clientes acompanharem o andamento das ações em tempo real pela internet e saber o que acontece no campo, com acesso a relatórios de ocorrências, controle de entregas de materiais e relatórios fotográficos.
“As ferramentas e o Complexo Operacional PW4 colocam em prática uma relação eficaz e transparente com os clientes, formando um dos pilares que fazem da Power4 uma agência de comunicação estratégica, criativa, assertiva e inovadora”, conclui Cristina.
Com a implantação das inovações estratégicas e operacionais, a Power4 já comemora os resultados do primeiro semestre de 2009, com o fechamento de mais de dez novos projetos, sendo quatro deles em concorrências, para os clientes Ades (Unilever), Hasbro, Perdigão, Banco Itaú, Brastemp, Consul, Kraft, Santa Marina, entre outros.