Um levantamento feito pela Ampro (Associação Brasileira de Marketing Promocional) mostra que, em 2009, o faturamento do segmento pode chegar a R$ 30 bilhões contra R$ 27 bilhões do ano passado. Segundo o Ibope Monitor, a publicidade que teve faturamento bruto em 2008 de R$ 58,1 bilhões, apresenta desvantagem em relação ao marketing promocional.
A divisão Inteligência do Ibope mostrou que após o início da crise, em setembro de 2008, a repartição das verbas deixou o marketing promocional com 51% e a publicidade com 35%. Segundo o instituto, antes da crise, a promoção controlava 46% dos orçamentos de comunicação contra 40% para ações de mídia. Porém, vale destacar que muitas ações promocionais são sustentadas por campanhas publicitárias.
O vice-presidente do núcleo estratégico da Ampro, Guilherme de Almeida Prado, diz que “a pesquisa revelou que há uma tendência de a área de marketing promocional crescer mais que a de propaganda e aumentar a participação da promoção nos investimentos em comunicação”. Os motivos seriam o aumento da importância da área de trade marketing nas empresas e o fato de as pessoas estarem cada vez mais fora das suas casas, reduzindo o impacto das mídias tradicionais.