O Ministério do Turismo vai intensificar o treinamento de profissionais da cadeia produtiva do setor para suprir as necessidades de qualificação para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2016. Serão 52 cursos relacionados a segmentos como hotelaria, agências de viagens, gastronomia, segurança, entre outros.
Entre as cidades beneficiadas, neste segundo semestre, pelo Programa Pronatec Turismo, estão o Rio de Janeiro, sede da Olimpíada, e as cinco cidades que receberão partidas de futebol durante o evento.
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“A qualificação profissional é importante tanto para aqueles que já estão empregados, quanto para aqueles que buscam oportunidades no setor do turismo.” disse o ministro Henrique Eduardo Alves. Para ele, a melhoria na qualidade dos serviços “É essencial para aumentar a competitividade do Brasil, além de ser um legado que os grandes eventos esportivos deixam para o país.” No último ano, com a Copa do Mundo, o Pronatec Turismo qualificou cerca de 103 mil alunos.
O primeiro acordo de cooperação da nova fase do programa, realizado em parceria com o Ministério da Educação, foi assinado pelo MTur com a Prefeitura de Formosa (GO). O município integra a região metropolitana de Brasília, capital que, assim como São Paulo, Salvador, Manaus e Belo Horizonte, abrirá seu estádio, o Mané Garrincha, para as competições olímpicas.
Além das cidades diretamente envolvidas com os jogos olímpicos, o programa beneficiará também 81 municípios localizados no entorno de Parques Nacionais, que podem atrair visitantes brasileiros e estrangeiros durante o evento. Trata-se de uma ação para estruturar e valorizar essas unidades de conservação como atrativos turísticos, criando condições e oportunidades de emprego para as comunidades locais.
No total, serão atendidos 214 municípios de todas as regiões do país, 90 a mais do que os beneficiados no esforço de qualificação para a Copa do Mundo. Até o final de 2015, serão oferecidas vagas de cursos profissionalizantes nas quatro modalidades do programa: cidadão, na empresa, social e desenvolvimento local. Cada uma delas, direcionadas para públicos específicos tais como jovens em busca do primeiro emprego, profissionais e empreendedores do setor de turismo.