A gigante do varejo Magazine Luiza foi eleita a empresa brasileira que mais inova no relacionamento com cliente.
De acordo com a quinta edição do ranking anual elaborado DOM Strategy Partners, a companhia de Luiza Trajano consegue oferecer ao cliente ações que propiciam desde uma compra mais rápida, mais inteligente em diversos ambientes, até novas experiências de vendas feitas 100% pelo celular.
A DOM Strategy Partners ressalta que, em seus 60 anos – em especial nos últimos dez, o Magazine Luiza se movimentou sem medo de mudar a lógica de compra do consumidor brasileiro.
"Diferente de outras lojas do setor, o Magazine Luiza atacou vertentes importantes de encantamento ao cliente e que não estão fixadas apenas em um ecossistema bem definido de aplicativos ou de outros serviços virtuais.", diz Daniel Domeneghetti, porta voz do estudo e CEO da DOM Strategy Partners.
Segundo o executivo, a marca olha para a experiência de compra do físico ao digital, com a disponibilização de plataformas múltiplas de compra. " O 'Magazine Você' é um exemplo de inovação porque é uma espécie de loja virtual onde qualquer cliente pode criar a sua própria vitrine de produtos para vendê-los. Isso conquista e empodera o cliente.", acrescenta Domeneghetti.
Logo atrás do Magazine Luiza, no ranking deste ano aparece a Nespresso – um salto e uma resposta ao crescente mercado cafeeiro de luxo no Brasil. A Apple e Netflix, símbolos perenes de inovação, aparecem em seguida sinalizadas nesta posição principalmente por continuarem a oferecerem seus serviços digitais.
O estudo "As empresas mais inovadoras no relacionamento com o cliente" mostra como o universo corporativo brasileiro usa atualmente a inovação nas relações por meio de ações com consumidor final sob o tripé comunicação, transações/vendas e atendimento/relacionamento.
Na prática, a análise materializa em números como as companhias entregam uma melhor experiência de relacionamento ao cliente, avaliando ações estratégias, ofertas de produtos inovadores, interatividade no ponto de contato com o cliente por meio de canais alternativos, colaboração e abordagem online, além da disponibilização de formatos e modelos de atendimento.
A DOM Strategy Partners destaca que a pesquisa não se restringe ao conceito de inovação ligada apenas à tecnologia, mas sim como objeto de fortalecimento no relacionamento da empresa com o consumidor.
Em sua quinta edição, o levantamento avaliou as companhias entre os meses de abril e julho por meio de uma pesquisa com mais de três mil consumidores e informações primárias, tais como releases, relatórios, informações para investidores e dados secundários, leia-se notas, reportagens, matérias, estudos e pesquisas publicas nos últimos 12 meses.
Abaixo, o ranking das 50 empresas mais inovadoras no Brasil:
Empresa Segmento
Magazine Luíza Varejo – Eletro
Nespresso Varejo – Redes Alimentícias e Fast Food
Apple Serviços Digitais
Netflix Serviços Digitais
Starbucks Varejo – Redes Alimentícias e Fast Food
O Boticário Higiene & Cosméticos
Google Serviços Digitais
XP Investimentos Bancos e Serviços Financeiros
Hospital Albert Einstein Saúde
Porto Seguro Seguros & Previdência
Santander Bancos e Serviços Financeiros
Itaú Unibanco Bancos e Serviços Financeiros
Mercado Livre Varejo – Varejo Online
Smart Fit Varejo – Serviços
Uber Serviços Digitais
Bradesco Bancos e Serviços Financeiros
Open English Educação
Raia-Drogasil Varejo – Farmácias e Perfumarias
Mercedes Benz Automobilística
Skinceuticals Higiene & Cosméticos
99 Taxi Serviços Digitais
Riachuelo Varejo – Vestuário e Moda
Ultrafarma Varejo – Farmácias e Perfumarias
Nubank Bancos e Serviços Financeiros
Chili Beans Varejo – Óticas, Jóias e Adereços
Caixa Bancos e Serviços Financeiros
Whirlpool Bens de Consumo Duráveis
Dr Consulta Saúde
Natura Higiene & Cosméticos
Youse Seguros & Previdência
Osklen Varejo – Vestuário e Moda
Ipiranga Distribuição de Combustíveis
Coca-Cola Alimentos & Bebidas
Claro Mídia & Telecom
Multiplus Fidelidade
Wine.com.br Varejo – Varejo On-line
Carmen Steffens Varejo – Vestuário e Moda
3 Corações Alimentos & Bebidas
Easy Taxi Serviços Digitais
Pizza Hut Varejo – Redes Alimentícias e Fast Food
Banco do Brasil Bancos e Serviços Financeiros
Vigor Alimentos & Bebidas
Vero Latte Varejo – Redes Alimentícias e Fast Food
Urban Remedy Alimentos & Bebidas
Miss Pink Higiene & Cosméticos
Madero Varejo – Redes Alimentícias e Fast Food
Bullguer Varejo – Redes Alimentícias e Fast Food
Reserva Varejo – Vestuário e Moda
Schutz Varejo – Vestuário e Moda
Cabana Burger Varejo – Redes Alimentícias e Fast Food.