O mês de dezembro é perfeito para dar lugar a novas análises, avaliar o ano que ficou para trás e começar a planejar o próximo ano.
Este mês também marca o término de um dos cenários mais difíceis para todos os negócios.
Leia também: Pesquisa mostra relação Consumidor x Atendimento.
Leia também: Quais mudanças aguardam as agências de marketing em 2021?.
Também marca o fim de um dos cenários mais complicados para o setor de marketing, comunicação e publicidade. Durante este ano, as empresas passaram por muitas mudanças que, ao longo do ano, os consumidores exigiram.
Hoje, mais do que nunca, os departamentos de design e marketing são mais do que o necessários.
Marcas-e empresas tiveram que estar constantemente passando por novas mudanças, assumindo novas abordagens e até mesmo redefinindo suas ferramentas, logotipos e mecanismos de comunicação.
De acordo com Adweek e Direct Marketing, essas são as tendências que aguardam as agências de design em 2021:
De acordo com essas duas publicações, um dos pontos importantes para o design de logotipo deste ano é se pautar pela simplicidade das formas geométricas.
A publicação diz: “Há poder na simplicidade das formas geométricas que normalmente são limitadas ao estágio de desenho e duas das mais polêmicas rebrandings do ano – Medium e os novos ícones do Google Workspace.”
Dar a sensação de minimalismo, em logotipos, e “contenção calculada” será um tema em foco para o próximo ano.
Um segundo ponto é o simbolismo moderno. Aqueles lugares comuns que servem para refletir ideias devem dar lugar a um simbolismo que reflita as experiências que marcaram este 2020, a nível social, cultural e econômico.
Uma terceira tendência é a representação do autêntico. Uma das tendências é que durante o ano, de acordo com esta publicação da Adweek, está dentro do design as representações autênticas dentro dos logotipos.
Segundo esses especialistas, “Faz parte da natureza humana procurar rostos, e depois de um ano em que o mundo foi forçado a ficar à parte, faz sentido que as marcas queiram criar uma conexão emocional.”
O design mudará após a pandemia?
É uma realidade que a pandemia teve uma influência direta na criação de ideias e até identidades de marca.
Por exemplo, segundo Kurt Gastulo, cofundador de animação e design da empresa Plan B, em entrevista ao InformaBTL comentou: “Na hora de criar, não acredito que (a pandemia) tenha afetado radicalmente, mas que novas ideias tenham surgido. É uma reviravolta no que estivemos trabalhando. São muito positivos, penso que também é uma grande oportunidade para sair da nossa zona de conforto. Quando saímos desta zona é que ocorrem mudanças interessantes e as pessoas ficam muito mais criativas, em todos os níveis.”