Uma ação judicial movida por um consumidor insatisfeito com o energético Red Bull pode custar caro para a marca, conforme noticiaram os sites Business Insider e Buzzfeed no dia 08 de outubro.
A fabricante concordou, na semana passada, em pagar mais de US$ 13 milhões para encerrar uma ação coletiva contra ela. Ação esta que acusava a empresa de praticar propaganda enganosa nos EUA.
O acordo pode beneficiar milhões de consumidores que compraram a bebida nos últimos dez anos. Eles terão direito a ser reembolsados em US$ 10 ou a receber um voucher da empresa no valor de US$ 15 para serem gastos com produtos Red Bull.
Fotos: Reprodução/Google.
Em nota, a fabricante informou que resolveu aceitar o acordo para evitar ter de arcar com os custos do litígio. “No entanto, a Red Bull reafirma que a sua venda e a rotulagem da bebida sempre foram verdadeiras e precisas, e nega qualquer irregularidade ou responsabilidade.”, diz a nota.
O autor da representação contra empresa, Benjamin Careathers (acesse o site aqui), alega à Justiça que a fabricante engana os consumidores sobre a superioridade de seus produtos ao adotar o slogan “Red Bull te dá asas”, vinculado à promessa de aumento de velocidade, de desempenho, concentração e reação, para citar alguns.
A ‘propaganda enganosa’ foi divulgada por meio de peças publicitárias veiculadas na televisão, internet, mídias sociais e eventos. Confira abaixo uma delas: