O Regulamento Único de Montagem de Estandes sofreu duas recentes alterações no texto que se refere aos estandes com mezaninos. Agora, eles devem passar a destacar o nome e qualificação do engenheiro técnico responsável e sua empresa, bem como seu registro junto ao Crea de seu respectivo estado. Além disso, a memória de cálculo estrutural do segundo pavimento deve, obrigatoriamente, constar nos projetos dos estandes com mezanino. Em termos gerais, este cálculo limita o peso suportado pelos mezaninos.
Criado há mais de dez anos pela Ubrafe, o Regulamento Único de Montagem de Estandes estabelece normas para as relações entre centros e pavilhões de exposições, promotores e organizadores de eventos, prestadores de serviços de infra-estrutura e montagem de estandes e seus comuns clientes.
Ele é um documento que serve de referência para os eventos promovidos pelos associados da Abeoc – Associação Brasileira de Empresas de Eventos, Abraccef – Associação Brasileira de Centros de Convenções e Feiras, Ampro – Associação de Marketing Promocional, Sindiprom – Sindicato das Empresas de Promoção, Organização e Montagem de Feiras, Congressos e Eventos do Estado de São Paulo e Ubrafe – União Brasileira dos Promotores de Feiras.
O principal objetivo é fazer com que feiras e eventos, incluindo suas etapas de montagem e desmontagem, sejam ambientes totalmente seguros para trabalhadores e visitantes. O regulamento pode ser acessado no site do Sindiprom, através do endereço www.sindiprom.org.br/regulamento.php.