Para comemorar o Dia das Crianças, o Diário de S. Paulo levou, na primeira semana de outubro, alguns jovens leitores até a redação para conhecerem um pouco mais sobre a profissão de jornalista. Com idade entre 7 e 14 anos, os meninos e meninas foram selecionados pelo concurso “Repórter mirim”, no qual teriam que responder à pergunta: “O que vocês gostariam de ler no jornal no Dia das Crianças?”
As 12 respostas mais criativas foram escolhidas para conhecer a redação e entrevistar três personalidades da cidade: Rogério Ceni, Padre Marcelo Rossi e Dr. Bactéria (Roberto Martins Figueiredo).
Os escolhidos foram divididos em grupos e cada um ficou responsável por entrevistar um personagem. Antes das entrevistas, eles foram recebidos pelos editores do jornal, que explicaram o funcionamento de uma redação e dar algumas dicas para a entrevista. Como prêmio por terem participado da promoção, os participantes levaram para casa uma máquina fotográfica temática: as meninas da Barbie e os meninos do Hot Wheels.
O jornal recebeu centenas de inscrições. “Nosso objetivo foi promover maior aproximação entre o Diário de S. Paulo e o público infantil, aproveitando uma data especial para criar ações que resultassem em uma comunicação direta com eles”, afirma o editor-chefe do jornal, Nelson Nunes. Além disso, Nunes salienta que as crianças aprenderam sobre o papel social de um jornal. “Esse contato também é uma forma de mostrar para a garotada a importância do jornalismo para termos uma sociedade democrática e que luta pelos seus diretos”, finaliza o editor-chefe.
As entrevistas serão publicadas no primeiro caderno do Diário de S. Paulo no dia 12/10, para comemorar o dia de seus leitores mirins. Além das entrevistas, a matéria especial trará depoimentos das crianças participantes da promoção.