Convidada pela revista americana Package Design Magazine, a REX Design é a primeira agência brasileira a participar do Makeover Challenge, evento no qual quatro agências de todo o mundo são selecionadas para desenvolver o re-design de embalagens de uma marca real, presente no mercado atual.
Este ano, na sexta edição da competição, o desafio foi desenvolver a nova identidade visual de produtos da Casa Visco, tradicional marca gourmet de molhos e especiarias nos EUA. Além da REX, mais três agências norte-americanas participaram do Challenge: Beach Packaging Design em Staten Island, Nova York; Estudio Ray em Phoenix, Arizona; Queue Marketing Communications Group em Chicago, Illinois.
Para a criação do novo layout, a REX baseou-se no histórico de fabricação artesanal, tradição e naturalidade da marca, criando um visual que a comunicasse na gôndola por meio de um diálogo franco e transparente com o consumidor. Quase um bate-papo informal. “Acreditamos que para um bom projeto de design de embalagem não é mais necessário ‘gritar’ no ponto de venda”, comenta Gustavo Piqueira, diretor criativo do projeto e sócio da agência.
De acordo com a agência, a marca foi transferida para a tampa e aparece envolta em ornamentos, quase como um elemento decorativo do produto. Nada de rótulos também. As informações no front panel de cada produto são textos curtos, sem marketing clichês como claims ou imagens sedutoras. Pelo contrário, exploram, de forma leve e bem humorada, o que cada produto tem de melhor. Para os molhos, sua lista de ingredientes, acompanhamentos e benefícios. Para o pimentão e as amêndoas, textos com sugestões de uso e curiosidades sobre suas origens. Sem maquiagem.