O trabalho voltado à cultura germânica realizado pela Rota Romântica foi tema de palestra no sétimo Encontro das Comunidades de Língua Alemã na América Latina no dia 25 de setembro, em Nova Petrópolis, no Rio Grande do Sul.
Cláudio José Weber, presidente da Associação dos Municípios da Rota Romântica, palestrou no evento e abordou a forte ligação com a Alemanha devido à Romantische Strasse.
Expondo aos presentes desde a fundação da Associação, Weber enfatizou que a Rota Romântica foi criada com o objetivo de mostrar como se mantém a cultura alemã no Brasil, e, principalmente, no Estado. “O Rio Grande do Sul é muito pouco conhecido no Exterior. E quando se fala em Brasil, os estrangeiros lembram somente do Nordeste, Rio de Janeiro e das praias.”, disse Weber.
Foto: Reprodução/Google.
“Aqui nós trabalhamos a cultura alemã como uma forma de promover e desenvolver o turismo da região. Exemplo disso são as irmandades com Municípios da Rota e da Alemanha já concretizados, como no caso de Ivoti e Rottenbuch e outros como Nova Petrópolis e a cidade de Füssen que estão em processo.”, apontou Weber.
No quesito da manutenção das tradições, Weber abordou a dificuldade de desvincular a parte festiva da cultura alemã. “Muitos quando lembram a Alemanha se remetem ao chopp.”, declara Weber.
Trabalhando há 24 anos com a agência de recrutamento de jovens para estágios no Exterior, Weber também destacou a difícil tarefa de manter a língua, pois a cada ano menos jovens possuem o conhecimento básico do idioma. Após a palestra, os participantes expuseram experiências pessoais ligadas a preservação da cultura alemã em suas regiões.