Salvador será palco de grande evento internacional de surfe entre os dias 20 e 25/10. A capital baiana vai receber uma prova do circuito mundial World Qualifying Series (WQS), que reunirá surfistas brasileiros e estrangeiros na Praia do Pescador, na região do Aeroclube. O evento distribuirá U$ 50 mil em prêmios.
Paralelamente ao WQS acontecerá a última seletiva sul-americana para o Mundial Pró-Junior, onde serão definidos os seis atletas brasileiros que representarão o País no campeonato mundial para surfistas profissionais com idade abaixo dos 21 anos, que acontece em janeiro, na Austrália. A prova distribuirá U$ 15 mil para os meninos e U$ 5 mil para as meninas.
Ambas competições acontecem dentro do Surf Eco Festival 2009, que marca a estreia da capital no evento esportivo. Desde 2005 a Bahia passou a fazer parte do calendário do WQS. As provas anteriores aconteceram em Mata de São João, com duas competições na Costa do Sauípe e uma na Praia do Forte, e em Itacaré.
O evento contará também com um festival musical, no dia 24/10 (sábado), com as presenças dos grupos Natiruts, Cidade Negra, Djamb e Adão Negro. As apresentações, contudo, ocorrerão em uma estrutura fechada da praia.