O Prêmio MPE Brasil tem como principal objetivo promover o aumento da qualidade, da produtividade e da competitividade das MPEs por meio da disseminação de conceitos e práticas de gestão. Podem participar empresas de todos os Estados do País que tenham receita bruta anual de até R$ 2.400.000 (dois milhões e quatrocentos mil reais) e tenham completado pelo menos um ano fiscal (empresas que iniciaram suas atividades até 31/12/2007).
Os critérios de avaliação do MPE Brasil levam em conta os aspectos da gestão e os resultados das empresas, na forma de um questionário de autoavaliação, que é adequado de acordo com as especificidades das micro e pequenas empresas.
Para divulgar as inscrições para o Prêmio MPE foi realizada uma ação mobile. A ação é uma complementação das ações das mídias tradicionais. E-mails marketing são enviados para os endereços do mailing do Sebrae que convida o empreendedor a conhecer mais sobre o Prêmio, entrar no site, fazer sua inscrição e indicar alguém para participar da premiação fornecendo o número de telefone dele.
A pessoa que foi indicada recebe uma chamada de voz que a convida para saber mais sobre o evento por intermédio do site ou pelo número 0800. A pessoa que indicou, logo depois, recebe um SMS com o link para o site móvel da campanha.
Para incentivar a viralização dessa ação, a pessoa que faz a indicação concorre a uma bolsa da Empretec, programa da Sebrae.