Em conjunto com o Ministério do Turismo, o Sebrae decidiu fazer este ano a rodada voltada à segmentação de mercado. “Dividimos o circuito em sete categorias de segmentação, fazendo as empresas trabalharem segundo o anseio dos públicos-alvo”, explica Juliane Mee, coordenadora nacional de Turismo, Cultura e Entretenimento do Sebrae. Para Juliana, a divisão otimiza os negócios e contempla os nichos do mercado que estão em ascensão, como produtos voltados à terceira idade e ao público gay.
No 4° Salão do Turismo agências de viagens, empresas de hospedagem e compradores do ramo têm oportunidade de mostrar seus interesses e produtos nos mais de dois mil encontros esperados para o Salão. Sendo assim, o Sebrae destina 20 minutos no circuito de negócios aos 547 vendedores inscritos, que levam aos 46 ‘ancoras’, operadores nacionais fixos, novidades para os segmentos de lazer e entretenimento.
A categoria que despertou mais interesse, tanto em compradores quanto vendedores foi a de Ecoturismo, seguida por Negócios & Eventos e Sol & Praia. Os segmentos de cultura, aventura, rural e pesca também entram nas negociações.
Empresas tradicionais conhecidas pelo mercado participam da rodada, que dividem espaço com novos participantes: “Contamos com 70% de vendedores e 40% de compradores novos, assim podemos dar oportunidade aos players que ainda estão galgando o reconhecimento no setor”, diz Juliana.
A “Rodada de Negócios Sebrae” acontece das 09hs às 18hs no dia de hoje (03/07), para participantes agendados. Os interessados que não se inscreveram antecipadamente, podem preencher a uma ficha no próprio estande para entrar no circuito, conforme possíveis encaixes.