Os Correios colocam em circulação a emissão especial “Rádios Antigos”.
A peça filatélica tem tiragem de apenas 50 mil selos e traz um diferencial: o bloco, composto por quatro selos, foi idealizado para ser uma dobradura de papel (conhecida como paper toy), na forma de um rádio valvulado.
O miniaparelho de rádio pode ser montado com uso de tesoura, cola (ou mesmo a goma do selo) e o próprio picote dos selos, constituindo uma metáfora para a prática do radioamadorismo e sua tradição de montagem de equipamentos eletrônicos.
O aparelho que inspirou a arte da emissão especial é do engenheiro de telecomunicações José Fausto, colecionador de rádios antigos de Brasília.
Ele foi convidado a redigir o texto que contextualiza a temática do selo. “Com essa emissão, os Correios registram a evolução dos antigos receptores de rádio, também chamados de rádios a válvula, que nos dias atuais são objetos veneráveis e silenciosos expostos em museus, uma tecnologia nostálgica e romântica para os que viveram a época que tanto colaborou para o progresso da humanidade ao ampliar o contato entre os homens e suas culturas.”, comenta Fausto no edital de lançamento.
O selo tem valor facial de R$ 7,60, que corresponde à soma dos valores dos quatro selos. As peças estarão disponíveis nas agências de todo o País e também na loja virtual.