Experiência de Marca

Seminário Ler e Pensar recebe o escritor Laurentino Gomes

O evento será realizado no dia 28 de outubro, no Teatro Guaíra, em Curitiba. Além da palestra com o escritor, o projeto também realiza uma apresentação para os estudantes, que contará com peça teatral e a premiação dos vencedores do Concurso Cultural 2014.

Para valorizar a leitura e o exercício da cidadania, o Instituto GRPCom promove anualmente o Seminário de Educação & Leitura, que faz parte do projeto Ler e Pensar, realizado em parceria com a Gazeta do Povo.

Este ano, o convidado será o escritor paranaense Laurentino Gomes, quatro vezes ganhador do Prêmio Jabuti de Literatura com os livros 1808, sobre a fuga da corte portuguesa de D. João VI para o Rio de Janeiro, e 1822, sobre a Independência do Brasil.

Foto: Reprodução/Google.
Laurentino Gomes.
Laurentino Gomes.

O evento será realizado no dia 28 de outubro, no Teatro Guaíra, em Curitiba. Além da palestra com o escritor, o projeto também realiza uma apresentação para os estudantes, que contará com peça teatral e a premiação dos vencedores do Concurso Cultural 2014, cuja data limite para envio dos trabalhos é 12 de setembro.

O evento das crianças será realizado no dia 29 de outubro, também no Teatro Guaíra.

Criado em 2008, o Concurso Cultural Ler e Pensar tem como objetivo a valorização e a estimulação de práticas pedagógicas que usam o jornal impresso e digital como meios na formação de leitores críticos e cidadãos conscientes. Neste ano, a Escolha Consciente é a temática central e deve ser abordada nos trabalhos inscritos. Mais informações no site.

ler e pensar

Espaço Ler e Pensar

O projeto estreou recentemente o Espaço Ler e Pensar, coluna semanal publicada às terças-feiras no caderno Vida e Cidadania da Gazeta do Povo. Exclusivo para apresentar práticas pedagógicas com o jornal desenvolvidas pelos professores do projeto, o espaço conta com conteúdos produzidos pela equipe do Ler e Pensar. As pautas são selecionadas com base nas experiências pedagógicas verificadas nas visitas às escolas ou recebidas diretamente dos docentes participantes.

De acordo com a gestora do projeto, Fernanda Cotrim, a coluna permite dar mais visibilidade ao Ler e Pensar, além de poder inspirar professores, alunos e a sociedade em geral. “Foi mais uma importante conquista para nós, pois ganhar este espaço na mídia confirma a importância social do Ler e Pensar para a comunidade”, comemora.