O alcance e a capacidade de distribuição do celular agora são usados para ajudar comunidades carentes da África. E isso não é uma ação assistencialista ou sem fins lucrativos. Buscando o potencial de mais de dois bilhões de usuários nos países em desenvolvimento, a txteagle oferece remuneração usando o cumprimento de “minitarefas” por meio do celular.
O serviço é usado por empresas como a Nokia que tem interesse em testar softwares de mapas e realizar tradução de dialetos locais da África. Tarefas são distribuídas via SMS com perguntas simples como: Traduza “Casa” na sua língua local. As respostas são consideradas válidas quando um mesmo resultado é apontado pela grande maioria dos respondentes.
Um sistema inteligente considera o comportamento histórico de respostas para selecionar novos grupos de distribuição de tarefas. Usuários com histórico de respostas corretas também ganham relevância na apuração. O pagamento da recompensa é feita por meio de conta bancária atrelada ao número do telefone.
Esse serviço é oferecido no Kenya pela Mobile Planet e Safaricom e em breve estará em Ruanda e República Dominicana por meio da operadora Vivo.