Experiência de Marca

StudioBah e Matinê Cervejeira apresentam 1ª Semana da Cerveja de Porto Alegre

Termos como Ipa, Apa, Weiss, Lager e Pilsen passaram a incorporar o vocabulário de milhares de brasileiros, movidos pelo mercado criativo da cerveja artesanal, diante deste fenômeno, surge a 1ª Semana da Cerveja de Porto Alegre (SCPOA).

Termos como Ipa, Apa, Weiss, Lager e Pilsen passaram a incorporar o vocabulário de milhares de brasileiros, movidos pelo mercado criativo da cerveja artesanal, diante deste fenômeno, surge a 1ª Semana da Cerveja de Porto Alegre (SCPOA). Experiência, Educação cervejeira, Negócios e Política. Essas são as quatro temáticas, que traz diversas atividades em torno do mercado cervejeiro. Inédita no Brasil, a SCPOA 2016 será um evento de barris tomados de conteúdo para encher mais do que copos, proporcionando uma experiência imersiva no segmento de cerveja artesanal.

Organizada pela Matinê Cervejeira, produtora de eventos especializada na divulgação da bebida artesanal, e o StudioBah, um estúdio de branding, que já desenvolveu diversos projetos de marca e embalagem para cervejarias locais, a SCPOA 2016 possui uma programação que contempla os quatro temas. O evento, que acontece de 12 a 19 de novembro, tem o objetivo de proporcionar vivências expressivas, tornando a Capital do Rio Grande do Sul o eixo da cerveja artesanal. 

"Queremos mostrar o potencial da nossa cerveja local, que vem se destacando e ganhando força no mercado brasileiro e, inclusive, no internacional. Por outro lado, o objetivo é levar a cultura da cerveja para mais consumidores, tornando a informação sobre este produto mais acessível, fácil e interativa. Assim vamos ganhando cada vez mais adeptos da cerveja artesanal", destaca Felipe Amaral, do StudioBah.

Serão oito dias que incluem Ceva no Total, tour por fábricas locais, beer trucks, food trucks, visitação a fábricas, pub crawl, brassagens guiadas, workshops, palestras e mesas de discussão. O III Concurso Sul Brasileiro de Cervejas Caseiras também ocorre em meio a 1ª Semana da Cerveja de Porto Alegre.

"A Semana da Cerveja será um marco para a capital. Reuniremos aproximadamente 50 cervejarias da região, além de quase 20 estabelecimentos locais que têm a cerveja artesanal como principal produto. Além disso, contaremos com uma série de Eventos Autorais, ou seja, eventos propostos por cervejarias, bares ou apoiadores da SCPOA que compõe sua programação", comemora Diego Masiero, da Matinê Cervejeira.

No eixo Experiência, estão agendados festivais cervejeiros, visitação nas fábricas, roteiro de degustação por diversos pubs e a Festa Matinê, que dá início a semana. Com o objetivo de disseminar a cultura do segmento, a temática Educação conta com palestras cervejeiras e brassagens guiadas em fábricas de Porto Alegre. Outras atividades, como mesas de discussão sobre empreendedorismo, gestão, desafios para criar e manter uma empresa no segmento e a relevância do marketing, serão abordadas em Negócios. O evento também discutirá questões de tributação, políticas públicas e incentivos para promover diálogos sobre questões relevantes para cervejarias.