Às 10hs deste sábado (19/09) vai ter início, em São Paulo, a terceira edição da Virada Esportiva. A capital paulista vai se transformar na “capital do esporte” neste fim de semana. Estão previstas mais de 24 horas de atividades esportivas e de recreação gratuitas.
A prefeitura, que organiza o evento, promete mais de 2.000 atividades e espera receber um público de até três milhões de pessoas. O evento segue os mesmos moldes da Virada Cultural, que promove uma maratona de atividades culturais na cidade.
Pela internet será possível escolher um desafio esportivo para ídolos como Magic Paula, do basquete, o jogador de futebol Cafu e o ex-pugilista Maguila. Basta votar por meio do site do evento.
Há atividades para todos os gostos e aptidões. No Complexo Aquático do Pacaembu, os interessados poderão aprender como se equilibrar sobre uma prancha nas aulas de surf. Aqueles sem muito preparo físico poderão participar de um campeonato de barrigada.
No Vale do Anhangabaú, está sendo montada a Arena Juventude Radical, para esportes radicais. Tem rampa e obstáculos para várias atividades, entre elas o Parkour, uma prática relativamente nova em que o competidor pula obstáculos, balança, se equilibra, pula novamente.
A Virada conta com atividades esportivas tradicionais, como futebol, basquete, vôlei, ciclismo, corrida, remo e vela (as duas serão realizadas na Represa de Guarapiranga, na Zona Sul), com ações radicais como tirolesa e escalada e atividades diferentes como sinuca, pebolim, jogos de tabuleiro e truco. De acordo com a prefeitura, os grandes clubes da cidade, como Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Portuguesa e Santos farão peneiras para selecionar atletas durante a programação da Virada.
As atividades acontecem até às 20hs de amanhã (20/09).