A UP Marketing, agência de comunicação multidisciplinar que atua no mercado brasileiro desde 2002, lança uma nova ferramenta de interatividade on line que promete implementar mudanças significativas na forma como as empresas desenvolvem seus negócios e se relacionam com colaboradores, clientes ou parceiros que estão fisicamente longe da matriz.
Trata-se da Interactive Learning, uma sala de reunião via internet, totalmente interativa, que não necessita de um software especial para ser colocada em funcionamento. Tecnicamente, basta um simples navegador de internet e uma conexão de banda larga para que o serviço seja utilizado.
A Interactive Learning (IL) permite conexão direta, em tempo real, entre diferentes equipes e pessoas localizadas em distintos pontos do País e até fora dele. Gerentes e demais gestores podem, por exemplo, fazer reuniões e treinamentos contínuos para seus times sem precisar tirá-los da região de trabalho. O intuito é reduzir a necessidade de viagens de seus funcionários, os gastos com hotéis, passagens de avião e outras formas de deslocamento, e, principalmente, o próprio tempo dos executivos, que muitas vezes é mais caro do que a viagem em si.
Outra vantagem da nova ferramenta é permitir uma maior integração entre funcionários e a participação deles em reuniões com pessoas de várias partes do mundo. Além de aumentar o índice de produtividade, a ferramenta permite uma economia geral significativa, já que zera os esperados gastos com traslados, estadas, logística e alimentação, indispensáveis para a realização de uma reunião de trabalho ou de treinamento.
- Evita deslocamentos dos participantes;
- Pode-se realizar apresentações em grandes auditórios de forma interativa com palestrante à distância;
- Intensificação e maior frequência nos contatos com equipes, gerando ganhos expressivos em qualidade e produtividade;
- Permite que a tomada de decisão se dê de forma mais ágil;
- Otimizar a comunicação interna e externa, com parceiros e clientes.
“Com a Interactive Learning, a empresa não desperdiça tempo e aumenta sua produtividade, bem como a frequência de contatos e a proximidade com sua equipe”, diz Mauricio Varanda, diretor-executivo da UP Marketing. Segundo ele, fora do âmbito da gestão de pessoas, a ferramenta permite ainda o estreitamento de relações com parceiros: “Você pode fazer reuniões virtuais, apresentações de projetos, discussão de resultados, usando diferentes ferramentas numa única interface”.
Funcionalidade
Por meio da Interactive Learning, todos os participantes conectados podem interagir com texto, áudio e imagem. É possível fazer a exibição on line e comentários escritos ao mesmo tempo. Basta um simples clique em um link de internet, para que sejam direcionados à página inicial para login. Ao colocar nome e senha pré-cadastrada, a conexão com a interface é estabelecida de forma fácil e rápida, como se acessa qualquer site usual.
Com um layout que pode ser personalizado segundo o padrão e os interesses de cada cliente, a página reúne, numa mesma tela:
- Espaço para a postagem da imagem do conferencista ou líder da reunião, e também do participante logado;
- Quadro em que estão relacionados todos os participantes conectados;
- Tela para a veiculação de filmes e vídeos (ferramenta bastante utilizada em treinamento;
- Três espaços para a prática de interação por meio de chat e mensagens de texto (os participantes interagem independentemente da habilitação do conferencista e podem conversar entre si de forma aberta ou reservada enquanto a reunião ou treinamento acontecem).
- Uma área maior para a apresentação de slides, com comandos que permitem que ao participante avançar ou retroceder as telas, e com a possibilidade de utilizar um pointer para que o conferencista destaque um tópico de maior importância.
Vantagens da Ferramenta para a Empresa
Num cenário econômico que mantém-se marcado pelo impacto da crise mundial, em que a ordem é reduzir custos sempre, o grande desafio das empresas é lançar mão de alternativas que permitam fazer isso sem comprometer o dia-a-dia e a dinâmica de seus negócios.
A Interactive Learning vem para ocupar esse espaço, superando, em termos de agilidade, produtividade e economia de custos, inclusive os modernos sistemas de telepresença, surgidos recentemente no mercado e que têm um custo muito mais elevado. É, sem dúvida, uma evolução da telepresença que por sua vez foi uma evolução da videoconferência convencional que oferece qualidade mais baixa de áudio e vídeo, é mais sujeita a atrasos de transmissão e não têm preocupações cenográficas.
“Para que se tenha uma ideia do impacto financeiro, tome-se por base de comparação um evento de treinamento para cerca de 30 pessoas, a ser realizado em São Paulo, sendo 15 dos participantes provenientes da capital paulista e os demais, vindos de várias cidades do País. Computando todos os custos de passagens, hospedagens, alimentação, locação de espaço e equipamentos e material local, chega-se a um valor aproximado para esse evento que flutua entre R$ 30 mil e R$ 35 mil. Deste total, gastos com traslados e acomodação juntos respondem por quase 65% do custo total”, explica Varanda. E acrescenta: “Esse valor é integralmente zerado ao substituir esse modelo presencial de reunião por um virtual na plataforma da Interactive Learning. Ou seja, estamos falando de uma economia de pelo menos R$ 30 a 35 mil por reunião”.