No dia 25 de maio é comemorado o Dia da Indústria no Brasil e a proximidade da realização da maior competição de educação profissional do mundo no País – a WorldSkills Competition, na qual o Brasil será representado pelos melhores estudantes de diversas áreas relacionadas à indústria.
O patrono da indústria nacional Roberto Simonsen, faleceu em 25 de maio de 1948 e foi um industrial, engenheiro, administrador, professor, historiador e político, além de membro da Academia Brasileira de Letras, presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).
Foto: Reprodução/Google.
Realizada a cada dois anos, desde 1950, a WorldSkills Competition acontece pela primeira vez na América Latina, de 11 a 16 de agosto, em 213 mil metros quadrados do Anhembi Parque, abrangendo Pavilhão de Exposições, Sambódromo e Palácio de Convenções.
A 43ª edição do evento – a WorldSkills São Paulo 2015 – reunirá mais de 1.200 competidores com até 22 anos de idade, vindos de 63 países e que se dividirão entre 50 ocupações diferentes relacionadas a profissões técnicas, simulando desafios que devem ser cumpridos dentro de padrões internacionais de qualidade.
A competição conta com um público estimado de 200 mil pessoas e é organizada pelo Senai – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – e pela WorldSkills – organização global que promove a formação e o desenvolvimento de competências e desafia jovens de todo o mundo a se tornarem os melhores na ocupação de sua escolha.
O Senai faz parte de uma rede nacional de caráter privado responsável por iniciativas de apoio ao setor industrial brasileiro, é um dos cinco maiores complexos de educação profissional do mundo e o maior da América Latina.
Seus cursos formam profissionais para 28 áreas da indústria brasileira, desde a iniciação profissional até a graduação e pós-graduação tecnológica e trabalham com inovação e transferência de tecnologias industriais para elevar a competitividade da indústria.
Além disso, o Senai amplia a qualidade da educação profissional de acordo com as necessidades e a demanda de diferentes setores industriais. Para mais informações sobre a competição acesse aqui.