Hoje é um dia muito especial por conectar fatos ligados a uma mesma cor: o rosa.
Você provavelmente está cruzando com postagens na internet sobre 4 meninas usando a coloração em suas roupas, e um alvoroço de curtidas e comentários acompanhando o post.
Elas são as Meninas Malvadas (Mean Girls), personagens de um filme de 2004, estrelado pela atriz Lindsay Lohan – em seus tempos de glória.
São reconhecidas principalmente pelas cenas em que ditam a regra de usar a cor rosa toda quarta-feira, o clássico ''you can't sit with us'' (você não pode sentar com a gente, em tradução livre) e o dia 3 de outubro ficou marcado por uma curtíssima cena em que o crush da protagonista responde que dia era.. não precisamos completar não é?
O filme é marcante para grande parte dos millenials e qualquer menção ao enredo da trama ganha muita repercussão.
O curioso é que outubro também é o mês rosa, período conhecido pelo o combate ao câncer de mama. O Movimento Outubro Rosa teve início nos Estados Unidos, quando laços cor-de-rosa foram distribuidos pela Fundação Susan G. Komen for the Cure aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York em 1990.
A cada ano, as ações pelo combate à doença ganham mais repercussão e têm cada vez mais a atenção de grandes marcas.
Pensando nesses fatos, decidimos reunir 5 ações de marcas ou instituições bem rosadas que ficaram marcadas por abraçarem a cor:
1. Nestlé lança KitKat cor-de-rosa
O chocolate colorido naturalmente foi anunciado no começo do ano, chegando na europa no dia 16 de abril desse ano, e no Brasil em agosto. O Kit Kat Ruby teve um sucesso absoluto em vendas desde o seu lançamento.
O diretor global da confeitaria Nestlé, Alexander von Maillot, garantiu que o produto foi recebido com sucesso na europa. “O produto ficava esgotado nas nossas lojas KitKat Chocolatory nos primeiros 30 minutos, todos os dias durante a primeira semana depois do seu lançamento.”, disse.
2. Santander aproveita a onda da quarta-feira rosa para lançar #InvistaNoRosa
O Banco Santander começou a convidar, por meio das redes sociais, todos a Investirem no Rosa, em ação criada pela Tribal Worldwide.
“É imprescindível que as marcas tenham cada vez mais postura de agente (que age de fato) na hora de se aproximar e promover uma causa, não há mais espaço para oportunismo e muito menos para marcas aventureiras de ações pontuais. O momento agora pede um olhar para a marca de dentro para fora, com uma plena consciência do seu propósito para que a escolha de uma causa vá muito além do ganho imediato de ‘imagem de marca consciente’”, explica Maju Kieling, diretora de planejamento da Tribal.
Na ação os visitantes do espaço Farol Santander, em São Paulo, são convidados a doar lenços que serão enviados para instituições de apoio a mulheres com câncer.
3. Realização de mamografias em estádios
Acontecendo este ano durante o mês de outubro, a Federação Paulista de Futebol está realizando os exames em estádios de cinco cidades: São Paulo, Santos, Campinas, Ribeirão Preto e Araraquara.
A campanha, que já virou tradição da FPF, em 2016 realizou 777 mamografias e teve como resultado a detecção e diagnóstico de oito casos de câncer de mama que foram encaminhados para tratamento. Em 2017, as unidades móveis realizaram 847 mamografias durante a campanha, com oito casos de câncer diagnosticados.
No ano passado, o Parque de Madureira no Rio de Janeiro também colocou um mamógrafo móvel à disposição pela causa.
4. Azul lançou maior campanha do Outubro Rosa de sua história
A empresa promoveu uma ação inédita em 2016, quando todas as agentes do Aeroporto Internacional de Viracopos (1º a receber a ação) e todas as comissárias de bordo usaram lenços rosa em alusão ao Outubro Rosa. O modelo exclusivo e especialmente desenhado para a ocasião foi assinado pela Scarf Me.
Para completar o ''look'', foram utilizados um jato Embraer e um ATR-72 com fuselagens cor-de-rosa, ambos com tripulação 100% feminina. A campanha tomou conta dos aeroportos de Viracopos (03/10); Congonhas (04/10); Belo Horizonte (05/10); Manaus e Salvador (11/10); Brasília (13/10); Rio de Janeiro (18/10); Recife (20/10); Porto Alegre (25/10); e Curitiba (27/10) em 2016.
5. Pantene cortará cabelos nas ruas pelo Outubro Rosa 2018
A marca vai percorrer – de 02 a 31 de outubro – as ruas de São Paulo para cortar gratuitamente as madeixas de quem quiser doá-las para a fabricação de perucas, estas fornecidas à pacientes em tratamento contra o câncer de mama.
Em uma ação realizada pela Integer\Outpromo, o beauty truck da marca contará com profissionais da Gama Italy, Gleyce Persil e Dalus, que farão cortes de cabelos gratuitos em homens e mulheres. As mechas serão doadas para a ONG Amor em Mechas.
E aí, acha que deixamos alguma de fora? Comente aqui embaixo as ações rosas que mais te marcaram para atualizarmos essa lista aqui em uma segunda parte, no fim do mês.