Sistema pode permitir que modelos da marca percorram 56,3 quilômetros só com a energia acumulada enquanto são dirigidos.
Uma das maiores barreiras para que os modelos de carros elétricos alcancem um mercado tão grande quanto o dos veículos de combustíveis tradicionais é o reabastecimento.
Leia também: Toyota é eleita montadora que emite menos CO².
Abastecer um carro elétrico não é nem de longe tão caro quanto abastecer um movido a diesel ou a gasolina, mas há poucos postos disponíveis pelas estradas – no Brasil, então, ainda é algo totalmente fora da nossa realidade – e isso afasta muitos compradores.
A Toyota, porém, está trabalhando em um projeto que pode mudar totalmente o rumo do mercado dos carros elétricos.
De acordo com o TechCrunch, a montadora japonesa está criando uma versão melhorada de seu painel solar – que já foi lançado exclusivamente no Japão nos modelos Prius PHV – que permitiria aos veículos serem carregados com energia solar enquanto são pilotados.
O novo sistema permitiria que os veículos percorressem até 44,5 quilômetros por dia caso sejam estacionados em um lugar onde o Sol bata. Já a carga obtida enquanto o veículo é pilotado poderia chegar a prover uma corrida de 56,3 quilômetros, além de energizar o veículo o suficiente para que sistemas elétricos como o painel funcionem.
O modelo já seria testado em rodovias do Japão no fim de julho, e estaria presente em diversas regiões para testar como o modelo se comportaria em diferentes situações do tempo e da pista.
O objetivo da Toyota é pelo menos dar um passo adiante no aperfeiçoamento da tecnologia de energia solar para veículos. Caso os testes sejam positivos, a fabricante pode estar diante de uma solução ideal para o problema do abastecimento de veículos elétricos.